Como vimos no artigos anterior, desenvolver a comunicação assertiva não é uma tarefa fácil pois, muitos profissionais possuem comportamentos negativos que impedem que ela flua de maneira correta.

 

Assim sendo, deixo 8 maneiras para desenvolveres tal habilidade:

1 – Tem Conhecimento do que Falas!

Evita falar sobre assuntos que não tens um real conhecimento, procura informações e tem experiência sobre o que queres dizer, lê bastante, tem domínio sobre a tua fala e treina a tua capacidade de argumentação. Quando abordas um tema não muito conhecido, os teus argumentos podem ser fragilizados pelo ouvinte, caso ele tenha mais conhecimento que tu, o que resultará na queda da credibilidade da tua conversa.

 

2 – Procura Conhecimento!

Para ter conhecimento sobre o que tu falas, nada mais coerente do que procurares por conhecimento constante sobre o teu trabalho e a função que tu desempenhas na empresa.

 

3 – Sabe quando Falar!

Presta atenção quando é o momento certo para expressares a tua opinião.

Mesmo se o que tens a dizer seja importante, deves perceber a hora certa para manifestar as tuas ideias. Falar na oportunidade errada pode acabar por comprometer o teu discurso.

 

4 – Sê Intermediador!

Caso alguém do teu ambiente de trabalho tenha dificuldades para se comunicar, ajuda-o em tal tarefa e motiva sempre todos a tua volta a potencializar as melhores formas para se comunicarem.

 

5 – Sê Claro e Direto!

Nada mais óbvio na comunicação assertiva, do que ires direto ao ponto, neste sentido, expõe as tuas ideias sem perder tempo nos detalhes, pois isso dispersa a atenção de quem está a ouvir. Porém, tem cuidado para não seres agressivo e fazer julgamentos de valores.

 

6 – Cuidado com a Linguagem!

Muitas pessoas focam-se na linguagem escrita e não dão a devida atenção à linguagem oral. Quando não utilizada de forma adequada, a nossa fala pode gerar dupla interpretação, sendo assim, usa argumentos claros, defende o teu ponto de vista com flexibilidade, aceita as críticas construtivas e não uses gírias e abreviações.

 

7 – Expressão Corporal!

Fica atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo. Transmitimos mensagens e sinais a todo o tempo, durante uma conversa, os nossos olhos e gestos também comunicam. Neste sentido, mostra-te seguro, tem uma expressão corporal coerente com a tua fala, haje com naturalidade, controla as tuas emoções e demonstra calma em todo o teu discurso.

 

Cria Rapport!

Pensa em como é estar no lugar do outro enquanto te comunica, desta forma, tens a capacidade de criar empatia, demostrando respeito pelo próximo e geras uma troca de informações mais eficazes.

 

Comunica assertivamente e gera assuntos objetivos e relevantes!

Sandra Matos