Características que todos os Profissionais devem procurar desenvolver:

 

Autoconhecimento

O profissional do futuro é aquele que procura identificar os seus pontos positivos, pontos a melhorar e potencializar as suas habilidades e competências, para assim, contribuir de forma positiva para a empresa em que trabalha, tomar decisões seguras, ter foco, otimizar processos e alcançar resultados eficazes.
 

Inteligência Emocional

É essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas emoções para então, contribuir com o seu próprio desenvolvimento e dos seus colegas de trabalho.
 

Flexibilidade

O mercado e as estruturas organizacionais estão em constante mudança, nesse sentido, o ideal é que o profissional do futuro seja flexível a situações como imprevistos, novos desafios, consiguindo transformá-los em oportunidades e adaptar-se às mesmas sem que a sua performance sofra consequências negativas.
 

Agilidade

Vivemos na era da tecnologia, assim, rapidez e agilidade são qualidades profissionais fundamentais aos bons colaboradores. Isto gera à empresa, diminuição de trabalho dobrado, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas.
 

Conhecimento

O profissional deve estar em constante aprendizagem, fazer cursos, especializações, formações, workshops, etc. Através da procura por desenvolvimento profissional, o colaborador evidencia à empresa, a sua procura por técnicas, habilidades e ferramentas capazes de gerar melhorias na sua produtividade.
 

Comunicação

Uma habilidade muito valorizada é o ato de, além de saber se expressar, também saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos e passar e receber feedbacks construtivos. Uma organização composta por equipas que conseguem difundir o relacionamento interpessoal, mantêm a alta performance e garante a vantagem competitiva.
 

Proatividade

O profissional do futuro deve tomar iniciativas, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com para desenvolvimento da empresa para assim, colaborar com o seu destaque, no mercado em que atua.
 

Criatividade

Exercer o lado criativo e criar novas formas de trabalho e projetos, garantem à empresa, capacidade de inovação, aprimoramento de novas habilidades e maximização da performance.
 

Equilíbrio

É essencial que o profissional do futuro saiba equilibrar a sua carreira e sua vida pessoal. Para ser um colaborador de destaque, a pessoa deve procurar por aperfeiçoamentos, técnicas e ferramentas que garantam o seu crescimento, mas nada disso adianta se ele não procurar o alinhamento de outros aspectos da sua vida, como relacionamentos, hobbies, saúde, família, etc.
 
Antes de falar, mostra, mas antes de mostrar OUVE!

Sandra Matos