As constantes mudanças do mercado, os novos perfis de consumidor, as novas tecnologias e a globalização, resultaram em transformações também, no tipo de profissional que as empresas procuram.

Entre as características valorizadas pelas organizações atualmente, o desenvolvimento humano do colaborador é uma das que possui mais destaque.

Então qual o Conceito de Profissional do Futuro

Quando falamos em profissional do futuro, pensamos logo nas profissões que serão de destaque nos próximos anos. Salário, campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e realização pessoal, são alguns dos fatores avaliados quando pensamos nas profissões que estarão em destaque em Portugal e no mundo.

Ficamos atentos às novas tendências de mercado, pesquisando e analisando qual a carreira que se adequa mais ao nosso perfil, valores, crenças etc. Porém para o futuro, o profissional tem que ir além de seus conhecimentos técnicos.

Não apenas a formação académica do profissional será levada em conta, independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Estes já são e serão os diferenciais competitivos do mercado no futuro.

Profissional Tradicional Versus Profissional do Futuro

O Profissional Tradicional é aquele que realiza as suas atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, as orientações sobre o seu trabalho são repassadas por profissionais de nível hierárquico mais elevado, o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.

Já o Profissional do Futuro, é aquele que influência de forma positiva todos à sua volta e trabalha num meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipa, bem como as suas competências, necessidades e desenvolvimento.

Como o Coaching com PNL e LTA, pode auxiliar o Profissional do Futuro

É visível que os profissionais atuais precisam de se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias, neste sentido, o Coaching com PNL e LTA é um processo eficaz para que a pessoa identifique as suas qualidades, trate as emoções negativas e as suas limitações, seja capaz de desenvolver novas habilidades e competências, um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e assim, aumente a sua produtividade e entrega dos resultados para a empresa.

Estes são alguns aspectos que podem auxiliar profissionais a se adequarem aos mercados futuros. Não há uma receita exclusiva para ser um bom profissional, pois isso depende de muitos outros fatores, mas é importante que tu gostes de ti e do que fazes, e te sintas realizado tanto profissional como na vida pessoal.

 

Todas as mudanças tem Resultados!

Sandra Matos